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Por Flávia Reis Ribeiro
22/08/2018

Nesse artigo quero dividir meus conhecimentos, alguns insights técnicos e estratégicos para que você empreendedor possa começar o processo de crescimento do seu negócio.

As ideias aqui apresentadas são uma verdadeira mudança de modelo mental e você poderá começar a colocar em prática minhas dicas e experimentar situações gradativas de expansão de sua empresa, empreendimento ou Startup.

1 – Esteja sempre preparado para o processo de negociação

Durante o processo o investidor pode ter demandas variadas (informação, material, perspectivas de mercado futuro), especialmente relacionadas ao modo de emprego do capital investido.

A produção de material de captação exemplifica uma forma de preparação: Eu mesma estive na frente de um investidor de grande porte, criador da nuvem do Netflix, hoje V.P. de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e ele me pediu o mini-CV dos CEOs de Startups que eu estava representando, eu infelizmente tinha um material que não havia sido corretamente traduzido e depois que solicitei aos responsáveis, perdi o timing do investidor por conta da demora em receber esse material.

2 – Cuidado em querer se vender!

Venda seu produto, proposta de valor consistente, consolidada, sua solução. Saiba explicar o que você tem, o que você é e representa. Não seja marketeiro.

Muitas vezes por ansiedade ou pela frustração de não ter conseguido o investimento ou a venda você já pensa logo em rever valores de produto ou de investimento, diminuindo seu valor e seu plano de expansão.

A revista Exame aborda essa questão dizendo que “o primeiro passo é voltar ao lançamento deste produto ou serviço e procurar lembrar quais os benefícios que ele traz e quais os seus diferenciais em relação aos seus concorrentes. Eles são tangíveis? O que você fez para evidenciar isto? Muitas vezes as mensagens ou a divulgação de produtos ou serviços não são claras e não demonstram as suas vantagens únicas. Genéricas demais, elas confundem o cliente e na maioria das vezes o levam a acreditar que todos são iguais. Sem saber exatamente porque deveria comprar o produto ou serviço de você, o cliente pode simplesmente adiar a compra ou comprar em qualquer outro lugar.”

Observe o público a quem você está se endereçando e principalmente, se o foco da sua abordagem está em você ou no seu negócio, que é realmente o que deve ser vendido, valorize o potencial e os diferenciais dele.

3 – Estude seu cliente, o mercado do cliente. Cada empresa, cada investidor tem um perfil

No mundo hoje as oportunidades se transformam e todos os stakeholders – partes interessadas geram valor para uma empresa, por isso há uma grande necessidade de interação por parte das empresas com os seus diferentes públicos.

A Endeavor Brasil revela que “o consumidor está cada vez mais exigente. E ele está cada vez mais empoderado de suas possibilidades enquanto cliente. E ele quer mais. Muito mais do que bons preços e um produto de qualidade. Para escolher você, ele quer ser conquistado. E quer que você corra atrás, demonstre seus diferenciais e prove que é merecedor da sua atenção – qualquer semelhança com relacionamentos amorosos é mera coincidência…”

encontre uma forma de personalizar seu atendimento.

4 – Faça um diagnóstico do valor que você gera

Tenha um material resumido, uma “isca”, com resultados reais, que mostre seus números, perspectivas de investimento, clientes reais. Uma de minhas motivações é instigar em meus clientes as contrapartidas que eles podem gerar. Muitas vezes eles não descobriram ainda a grande parte do potencial que o negócio deles pode gerar e fazendo um bom diagnóstico, com as perguntas certas e a análise das possibilidades e cenários que podem ser atingidos você tem material e poder de barganha para conquistar clientes e investimentos.

5 – Priorize a conquista e a manutenção de clientes

O primeiro capital que você tem que buscar é o do cliente e não do investidor. Faça seu cliente, seu produto trabalhar para você e te vender. Os investidores virão como consequência. “O melhor dinheiro é o dinheiro do cliente”. O dinheiro do investidor vem para você crescer e melhorar seu negócio. Por meio da conquista e da satisfação você consegue chancela para o seu produto ou serviço e pode utilizar isso como marketing positivo.

Espero que as ideias que compartilhei até aqui ajudem você a fazer uma reviravolta em seu empreendimento, eu as aplico sempre em minha consultoria e os resultados são bastante positivos. Instigo meus clientes a potencializarem seus negócios quando conduzo a aplicação desses conceitos e ações direcionados para cada nicho de mercado. Conto com vocês para dividirem comigo feedbacks aqui nos comentários ou inbox.

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