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Via Dino
23/03/18
Realidade virtual, Machine Learning, Pesquisa de Voz, … Em 2018 chegarão novidades que vão remodelar o marketing digital. Umas tendências já são bem atuais, outras vão gradualmente entrar no mercado brasileiro. Porém, é importantíssimo entendê-las para ficar à frente da concorrência e estar pronto para implementá-las. Os especialistas da Performa Web explicam quais são essas tendências e como utilizá-las na sua empresa.
Para realmente conquistar os seus clientes e se destacar da concorrência, em um cenário onde os canais de comunicação online cresceram muito, é preciso inovar e estar atento às tendências de marketing digital para 2018.
Os especialistas da Performa Web, agência digital full-service, compartilham o que serão as tendências do marketing digital em 2018 e como usá-las na sua empresa.
1. Adaptação às alterações do Google
Em 2018, o algoritmo do Google será atualizado para eliminar os conteúdos ruins e as “fake news”, com o objetivo de oferecer uma ótima experiência de busca para os seus usuários de acordo com seus hábitos e preferências.
Além disso, haverá uma penalização maior às páginas que contenham posts de convidados, mas que não oferecem nada relevante aos consumidores, e também com anúncios intrusivos, que prejudicam a navegação dos usuários, principalmente na plataforma mobile.
Investir na versão mobile de seu site será ainda mais importante com essas mudanças. Como o volume de pesquisa por meio de dispositivos móveis já superou o desktop — de acordo com a SEMrush cerca de 50% do tráfego de sites de busca vem de smartphones — a indexação de páginas em versão mobile será priorizada nas páginas de resultados.
2. Pesquisa de voz
Outra tendência de marketing digital relacionada ao SEO é a sua otimização para as pesquisas de voz. De acordo com o Search Engine Land, 20% das pesquisas em sites de busca via Android são feitas por comando de voz.
Para atingir esses consumidores e se destacar no meio digital, será preciso desenvolver descrições de conteúdo inteligentes (que ficam nos snippets) e que realmente respondam ao que o usuário deseja saber.
Por isso, analise as possíveis dúvidas de seus clientes e pense como eles poderiam fazer uma pergunta. Você pode colocar trechos dessa pergunta em sua descrição, ou até mesmo uma imagem interessante que possa destacar o seu conteúdo e incentivar o usuário a acessá-lo.
3. Chatbots aliados à inteligência artificial
A utilização dos chatbots no atendimento aos clientes por meio de canais digitais já não é grande novidade. Eles funcionam como robôs programados para responderem dúvidas frequentes de usuários de forma rápida e automática, trabalhando não só o relacionamento com os clientes, mas também reduzindo custos operacionais.
Mas uma das tendências de marketing digital para este ano será a utilização dos chatbots aliados à inteligência artificial, mais especificamente o machine learning.
Esses “robôs” não responderão apenas a perguntas específicas definidas anteriormente por você. Eles serão capazes de aprender mais a partir de cada interação com os usuários, e expandindo seus conhecimentos.
Assim, eles fornecerão informações ainda mais relevantes para os seus clientes, como conteúdos interessantes e produtos, tornando esse atendimento mais humano e útil, aumentando as suas vendas e tornando a experiência de compra de seus clientes excepcional.
4. Big Data
O Big Data é uma das tendências de marketing digital que tem como função lhe auxiliar na análise de uma grande quantidade de dados importantes para que você conquiste mais vendas, o que levaria um grande tempo e correria o risco de não ser tão eficiente se feita manualmente.
Nesse ano, essa tecnologia será ainda mais utilizada em todos os setores, e com isso, será necessário investir no aperfeiçoamento de sistemas e capacitação de funcionários para interpretar esses dados para tomar decisões certas na mesma velocidade.
Isso é extremamente importante para que você consiga personalizar de forma inteligente a página de compra de seus consumidores de acordo com a localização, preferências e hábitos de compra.
5. Realidade Virtual
Por mais que os consumidores prefiram fazer compras pela internet, saem na frente aqueles negócios que proporcionam aos seus clientes uma experiência diferenciada, como se eles pudessem experimentar ou ver o produto como se estivesse em suas mãos.
A Realidade Virtual é uma das fortes tendências de marketing para esse ano, já que é interativa e desperta uma certa emoção nos clientes, contribuindo para que a decisão de compra seja tomada de forma rápida e mais assertiva.
Uma das dicas para tornar os seus produtos, serviços e até mesmo a sua empresa mais reais para os consumidores é utilizar os vídeos e imagens em 360°. É uma alternativa mais barata para inserir essa ideia em sua estratégia e envolver os seus clientes.
6. Influenciadores e a publicidade nativa
Os influenciadores não são uma novidade no cenário da comunicação, mas continuam como uma das fortes tendências de marketing digital para 2018.
É sempre bom ressaltarmos que utilizar essas personalidades em sua estratégia é importante, mas você só terá resultados em vendas e relacionamento se utilizá-las de forma correta.
É aí que entra a publicidade nativa, que é aquele anúncio que não se parece com publicidade por se encaixar em um contexto, estar relacionada ao conteúdo de um site ou um assunto em rede social.
É claro que ele deve ser notificado como uma publicidade, mas ele aparece de forma mais natural para os seus clientes. Por isso, fique atento e escolha micro ou grandes influenciadores que estão ligados à sua marca e que conversem com seu público-alvo.
Essa também é uma ótima forma de contornar o AdBlock, atingindo assim a maior parte de seus consumidores.
Agora você já sabe quais são as principais tendências de marketing digital para 2018 e pode começar a executá-las, para estar sempre à frente da concorrência.