“Lixo, Cascalho e Videotape”: uma ode ao bilionário do Blockbuster Wayne Huizenga

Clique e compartilhe

Via The Hustle

Traduzido por Salma Saad

27/03/18

O amado e excêntrico bilionário Wayne Huizenga faleceu na quinta-feira passada aos 80 anos de idade, e mesmo que você não o reconheça de nome, provavelmente conhece algum de seus trabalhos – talvez Blockbuster o remete a algo?

Huizenga tinha um patrimônio líquido de US $ 2,2 bilhões em 2017. Ele subiu ao status de cult como um empreendedor, graças ao seu MO (modus operandi) de empresas crescentes em líderes da indústria, sempre vendidas a ganhos maciços.

Lixo e luxo

Nascido em uma família operadora de caminhões de lixo em 1937, Wayne Huizenga abandonou a faculdade para administrar seu próprio negócio de lixo na Flórida, dirigindo um caminhão das 2h ao meio-dia e depois alçando novos clientes no período da tarde.

6 anos depois, em 1968, ele comprou outros 100 concorrentes para criar a Waste Management, que cresceu para se tornar a maior empresa de lixo do mundo em 1972, que hoje fatura mais de US $ 14 bilhões por ano.

Para a maioria das pessoas, isso seria suficiente, mas Wayne “The Wasteman” Huizenga não é a maioria das pessoas. Ele se demitiu da Waste Management em 1984, aos 47 anos, com US $ 100 milhões em ações.

Dois anos depois, ele estava de volta, investindo US $ 25 mil em uma cadeia de 19 locadoras de vídeo com o sonho de construir “o McDonald’s do vídeo”.

E assim nasceu a Blockbuster. Durante os próximos 8 anos,  Huizenga expandiu a Blockbuster para 3,7 mil pontos de venda e faturou US $ 4 bilhões como a principal empresa de locação de filmes nos Estados Unidos.

Para você balançando a cabeça e pensando, VHS? coitado … Pense novamente. Wayne Huizenga vendeu sua companhia de sucesso para a Viacom por US $ 8,4 bilhões em 1994, três anos antes do lançamento da Netflix, e quase duas décadas antes do Block ser “busted” e entrar com pedido de falência.

Dividendos ímpares

Huizenga usou seu dinheiro para comprar o Miami Dolphins da NFL por US $ 138 milhões em 1994, bem como o time de hóquei C, que operava como holding pública, o “Panthers Holding Group”, para investir em imóveis e triplicar sua participação. investimento inicial para US $ 150 milhões. Do VHS para a NHL, o Huizenga fez sua fortuna com um talento incomum para golpear quando o ferro estava quente – e sair quando a coisa ainda estava boa.

Comentários

Newsletter

Se inscreva em nossa newsletter e acompanhe as novidades do Startup Show e do mundo da tecnologia!

Nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades do Startup Show também através das redes sociais!

Advertisement