Clique e compartilhe
Por Raoni Coronado
Via Influency.me
21/03/18
De acordo com uma pesquisa da Accenture deste ano — que rodou por 28 países — 84% das pessoas concordam que as interrupções do anúncio digital são muito frequentes. Além disso, quase metade dos 24 mil consumidores norte-americanos pesquisados no ano passado disse que a maior parte da publicidade é muito irritante, de acordo com o renomado The Wall Street Journal.
À medida que as táticas do marketing tradicional continuam a perder o seu brilho em meio à internet, os profissionais de comunicação e marketing estão avançando para estratégias mais eficazes. As pessoas se relacionam entre si através de conversas significativas, o que incorpora a própria essência do marketing de influência.
Além do mais, a confiança desempenha um grande fator no crescimento contínuo e no sucesso do influencer marketing, basta observar que a maioria (92%) dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas, de acordo com a Econsultancy.
Deste modo, como sua marca pode ganhar a confiança pessoal e as aspirações causadas pelos influenciadores e suas comunidades? A resposta é simples, mas o caminho para chegar lá é imprevisível.
Como funciona o marketing de influência
Muitas empresas pretendem apostar e investir no marketing de influência, mas não têm uma estratégia definida. É por isso que algumas campanhas não são bem sucedidas e as marcas acabam desistindo de trabalhar com influenciadores. Não basta apenas pagar o creator e torcer para que o ROI seja extraordinário. É necessário determinar o objetivo, identificar o influenciador que se encaixa com sua proposta, construir relacionamento com ele, ativá-lo para a campanha e mensurar os resultados. É um exatamente um ciclo.
Como profissionais de comunicação, devemos aceitar e acreditar que o marketing de influência é um processo contínuo, e não uma campanha única. Para maximizar os resultados dos esforços do influenciador, são necessárias algumas etapas simples:
- Definir metas iniciais para o programa
- Identificar os influenciadores com quem deseja trabalhar
- Construir relacionamentos com essas pessoas
- Ativar em momentos-chave
- Medir o impacto e então usar como referência para estabelecer metas melhores para a próxima vez
Seguindo os passos acima a chance de ter um resultado efetivo é maior.
Um mergulho profundo para se conectar com as comunidades que você gosta
Embora o caminho para o sucesso seja imprevisível, vamos compartilhar cinco ações que auxiliam a engajar sua audiência com o marketing de influência e ganhar confiança ao longo do caminho.
Saiba quem você deseja atingir
Isso não será uma surpresa. Conheça seu público-alvo e compreenda o que as pessoas estão falando na internet. É fundamental olhar além das conversas que seus clientes estão tendo e entender quem lidera essas conversas.
Identifique os principais influenciadores para atingir
A seleção do influenciador é muitas vezes difícil para os profissionais de marketing entenderem; ainda assim, é um dos passos mais críticos para o sucesso. Descubra quais influenciadores lideram as comunidades de clientes da sua marca.
Construa relacionamentos com influenciadores-chave
Depois de identificar os influenciadores certos para o seu público-alvo, o próximo passo é construir relacionamentos com eles. Ao pensar sobre o alcance do influenciador, lembre-se de “dar, dar, receber” e sempre se concentrar em agregar valor ao influenciador .
Ative constantemente seus influentes
Construir relacionamentos com influenciadores não para depois de um único alcance, mensagem direta ou campanha. É aí que alguns profissionais pisam na bola. Trata-se de construir relacionamentos sempre constantes através de ativação constante; os melhores são mutuamente benéficos e de longo prazo. Os fãs de tempo justo não precisam se inscrever.
Sempre mire sucesso
Mude o impacto que seus influenciadores têm em qualquer objetivo comercial, desde a conscientização com a geração de leads até as vendas. Certifique-se de definir benchmarks quando você começar, de modo que você tenha uma base para melhorar. Comece pequeno criando um piloto de marketing de influência, medindo-o de forma consistente contra objetivos que importam para o seu negócio, atuando sobre os insights, adaptando-se e depois fazendo mais uma vez que você tenha provado sucesso inicial.
Compartilhando as aspirações de suas comunidades
Ganhar confiança nos clientes através dos influenciadores é apenas o começo. Para obter o sucesso é preciso manter a confiança a longo prazo. Para conseguir isso, é fundamental que as marcas compartilhem objetivos e valores com suas comunidades. O intuito é estabelecer uma conexão real com os consumidores.
“Paradoxalmente, sua história não é sobre você – é sobre o que você faz para os outros. Essa é uma mudança sutil, mas importante, porque instala seu cliente no coração da sua comercialização. “- Ann Handley , MarketingProfs
Torne-se verdadeiramente centrado no cliente
Pare de falar exageradamente sobre sua marca. As marcas bem-sucedidas deixam abertamente seus clientes ocuparem o centro das atenções. Isso provavelmente exigirá que você adote empatia e tenha confiança no seu público para levar seu produto.
Humanize sua marca
Certifique-se de que sua marca seja acessível e tenha ativamente uma conversa bidirecional com os clientes. Seus funcionários geralmente podem ser os embaixadores da marca mais autênticos. Além disso, permitir que seus clientes apareçam ajudará a humanizar sua marca.
Transforme as formas de conectar seus compradores
Aproveite os influenciadores essenciais ao longo da jornada de compra do cliente. Alinhe seus valores com os do seu público de interesse e mostre que você apoia aquilo que ele pensa e sente necessidade.