PayPal alcança a fronteira final da fintech – o dinheiro debaixo do colchão

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Via The Hustle

17/04/18

O PayPal anunciou recentemente uma série de novos recursos bancários – incluindo contas seguradas pelo FDIC e cartões de débito prontos para ATM – para atingir pessoas que não mantêm seu dinheiro em bancos.

Agora, na indústria de tecnologia financeira de sala de estar, o PayPal e outros estão procurando por informações demográficas ricas em tecnologia e voltando-se para os sem-banco em uma tentativa desesperada de encontrar novos clientes.

Mas espere aì, quem são os sem-banco? 

Quase 70 milhões de americanos são sem banco ou sem capital aberto – o que significa que eles dependem de crédito consignado ou de tubarões disfarçados para descontar seus salários. Normalmente, eles fazem compras com dinheiro ou cartões de débito pré-pagos. Os não-bancarizados pagam 15 vezes mais do que os usuários do banco para acessar seu próprio dinheiro, e muitas vezes têm problemas para acessar a economia digital – afinal, você não pode pagar um Lyft para o médico em dinheiro. Mas enquanto os sem-banco não têm contas bancárias ou crédito, 40% deles têm smartphones.

Então, PayPal e amigos querem se tornar os novos credores consignados. Mas de um jeito menos malvado. O serviço do PayPal compartilha de desvantagens com os “serviços financeiros alternativos” existentes – cobra taxas de depósito e não paga juros -, mas oferece taxas não sufocantes (1% contra até 10%) e, crucialmente, acesso a serviços digitais. Como alguns bancos tradicionais eliminam contas-correntes gratuitas, os serviços bancários digitais competitivos, como Chime, Simple e Varo Money, estão migrando para o vazio deixado para trás – oferecendo contas bancárias, cartões de débito e serviços financeiros que priorizam smartphones ao invés de caixas de banco.

O não banco é o novo banco  

As empresas de tecnologia financeira expandiram-se pela primeira vez para o setor bancário para capitalizar os usuários jovens, ricos e com mobilidade, que preferiam aplicativos a bancos físicos. Mas quando chegaram lá, eles perceberam que havia também milhões de clientes sem-uso de smartphones – um mercado global no valor de US $ 380 bilhões. O PayPal é a primeira empresa a ter como alvo direto os descolados – e não apenas os avessos a bancos. Mas na semana passada, um aplicativo financeiro chamado Stash lançou uma parceria com os bancos para atrair clientes sem banco, incluindo “aqueles que foram sistematicamente deixados para trás”.

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