A Sony compra a EMI Music Publishing por US $ 2,3 bilhões – mas ainda não possui “Thriller”

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Via The Hustle

20/05/18

A Sony anunciou um acordo para adquirir 90% de sua concorrente editorial EMI Music Publishing por US $ 2,3 bilhões.

O acordo, ainda pendente de aprovações regulatórias, valoriza a EMI em US $ 4,7 bilhões, segundo o The Guardian, e concluído, adiciona mais de 2 milhões de músicas ao já icônico catálogo da empresa.

Estamos falando dos direitos das músicas por… rufem os tambores ! The Beatles e Kanye West (não se preocupe, eles já tem a Beyoncé).

A Sony já era a maior editora de música do mundo 

Agora, se tudo correr como planejado, eles terão os direitos de publicação de quase de 4,4 milhões de músicas.

A Sony assinou o acordo com a atual acionista majoritária da EMI, a Mubadala, com sede em Abu Dhabi, para comprar todos os 60% de suas ações, deixando a empresa de entretenimento dona de aproximadamente 90% da EMI (30% antes do negócio).

Os outros 10%?

É de propriedade do próprio Rei do Pop 

Ou melhor, seu patrimônio. A NPR relata que, nos anos 80, Paul McCartney disse a Michael Jackson que ele precisava ter os direitos de publicação de seus hits se quisesse ganhar dinheiro de verdade com música.

Veja bem, os editores de música detêm os direitos sobre as letras e a composição de uma música, o que significa que sempre que uma música é tocada, os royalties aparecem na caixa de correio do editor.

Assim sendo, em 1985, MJ comprou a ATV Publishing por US $ 47,5 milhões (ironicamente, a ATV possuía mais de 200 músicas dos Beatles na época). Mas, em meados dos anos 90, Jackson estava em dívida, obrigando-o a vender metade do ATV para a Sony, formando uma joint venture entre a Sony e a Jackson Estate, a Sony / ATV.

Em 2016, a Sony comprou os outros 50% de ATV por US $ 750 milhões – mas isso ainda não incluiu os 10% da EMI de propriedade do patrimônio de Jackson; especificamente músicas do MJ.

Este é apenas o começo da música para Sony

A transação é a primeira grande jogada do novo CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, que na segunda-feira disse que pretende dobrar a divisão de entretenimento da empresa. E parte disso significa focar no “IP da indústria do entretenimento” – AKA, direitos de publicação.

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